sexta-feira, 13 de março de 2015

Habemus papam!” Há exatamente dois anos, o mundo ouviu atento o anúncio do nome de Jorge Mario Bergoglio como o novo Papa – Francisco. No dia 13 de março de 2013, a Igreja Católica conheceu o novo Bispo de Roma, um argentino que conquistou o coração de multidões, inclusive dos brasileiros. Os primeiros 365 dias revelaram a marca desse pontificado: simplicidade, humildade e uma exortação à “cultura do encontro”, a uma “Igreja em saída”, termos que o próprio Papa gosta de usar. O segundo ano só confirma as características de Francisco, um Papa aberto ao encontro com o povo e ao diálogo com todos.

Passaram dois anos, desde a eleição para a Cátedra de Pedro, do Cardeal Jorge Mário Bergoglio. Quis chamar-se Francisco e desde aquele dia a todos conquistou com a sua simplicidade, a sua ternura, a sua espontaneidade. Em pouco mais de duas semanas o Papa Francisco deixou claro que não trazia apenas um novo estilo mas a frescura do conteúdo do Evangelho. Nesta rubrica “Sal da Terra, Luz do Mundo”, recordamos os sinais de Francisco no seu primeiro mês como bispo de Roma e Pastor Universal da Igreja, para não esquecermos o rumo de um pontificado que está a mudar a Igreja.

Dois anos após sua eleição, o primeiro papa latino-americano da história, Francisco, se tornou um fenômeno de massas por seus gestos e abertura, mas seu projeto de reformas gera resistências internas crescentes.
Eleito no dia 13 de março de 2013 após a surpreendente renúncia de Bento XVI, Francisco assumiu a direção espiritual de mais de 1,2 bilhão de católicos com um estilo novo, fresco e simples, o que lhe valeu o título de uma das personalidades mais carismáticas do mundo.

“E agora eu gostaria de dar a bênção, mas antes… antes peço-vos um favor: antes de o bispo abençoar o povo, peço-vos que rezeis ao Senhor para que Ele me abençoe: a oração do povo que pede a bênção para o seu bispo. Façamos em silêncio esta oração de vós por mim”. (13 de Março 2013)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário