terça-feira, 28 de abril de 2015




Louvado Seja Deus Pelo Dia De Hoje!  -

                                                            - Histórico do JFIC-


Fundado no dia 29 de abril de 2012, a partir do projeto pós- bote-fé Caraúbas no qual era que, em cada comunidade tivesse um grupo de jovens, O Grupo de Jovens Filhos da Imaculada Conceição (JFIC), recebeu esse nome por percebesse por parte dos primeiros integrantes a necessidade de divulgar o nome da padroeira, mas principalmente para mostrar a juventude que ela tem uma mãe intercessora junto ao Cristo Jesus,  ‘’ Filhos da Imaculada Conceição’’ Isto é – Filhos de Maria. Foi um desejo explícito de Jesus que Maria fosse a nossa Mãe; e nós, seus filhos . Na cruz, agonizando,  antes de entregar o espírito ao Pai , Ele nos fez filhos de Sua Mãe. Olhou para o discípulo que tanto amava e disse: Eis aí a tua Mãe. E João a levou para a sua casa (Jo 19,27). Somos convidados a partir da experiência da cruz, a um encontro pessoal com Cristo Jesus por meio de Maria. S.Luiz de Montfort, nos pergunta: Se Deus, que é onipotente, e portanto não precisava dela para salvar o mundo, e no entanto, quis precisar dela, será que você é tão orgulhoso que acha que pode se salvar sem o seu auxílio? Só Jesus é o Salvador (At 4,12). Sabemos que só Jesus é o único Mediador entre Deus e os homens(1 Tm2,5), mas Maria é a grande Auxiliadora dos Cristãos; Aquela que nos leva à fonte da salvação, a Jesus. Se foi por Ela que Jesus veio a nós, então, dizem os santos, é também por Ela que devemos ir a Jesus, dai nasce nosso lema: ‘’Levar a Juventude a Cristo Através de Maria Mãe Imaculada’’. Então a quase 3 anos estamos nesta feliz caminhada rumo ao encontro com Cristo, contamos com 45 integrantes escritos, e assíduos 35, em cenáculos jovens (encontros) todos os sábados na Capela N.Sra. Imaculada Conceição – Alto da Liberdade, ás 18h30min. Mas lembrando que durante a semana existem outros eventos como: Grupo de Oração (RCC) , reuniões para preparar os encontros e outros, também a grande parte dos cenáculos jovens são nas casas da comunidade ou dos próprios integrantes, a capela fica apenas sendo assim, para formações bíblicas, catequéticas e litúrgicas etc. Nos nossos encontros sendo eles de formação, visita ou oracional como adorações por exemplo, buscamos trabalhar sempre 5 dimensões, são elas: Com Deus (Dimensão Mística), processo teológico espiritual – Qual o sentido de minha vida?, Comigo Mesmo (Dimensão Psicoativa), Processo de Personalização – Quem Sou Eu? , Com a Sociedade (Dimensão Sociopolítica) ,Processo de  Participação e Conscientização- Qual é a minha relação com a sociedade? , Com os Outros ( Dimensão Psicossocial), Processo de integração.- Quem é o outro? e com a Ação ( Dimensão de Capacitação), Processo Metodológico - Como Organizar a Ação? .
  Estamos Sempre dispostos para ajudar a comunidade não só no campo religioso mas também com pequenos incentivos tais como: Plantando arvores, visitas nas famílias e gestos solidários, também em  nossa comunidade enquanto capela, sempre dispostos a fazer o que a comunidade (Capela) pedir. Muitos já foram os projetos realizados pelo JFIC, em nossos cadernos de registros já contam com mais de 167 atividades, entre elas visitas, encontros, viagens, retiros, terços, novenas, peregrinações, cinema da juventude etc. aqui damos destaques para os principais eventos do ano: Retiro para jovens de adolescentes, círculos bíblicos, formações religiosas( bíblia, liturgia, catecismo jovem – youcat-) tardes de espiritualidades, noite de adoração e louvor, visitas nas casas das famílias da comunidade, peregrinação com a imagem da divina providência, romarias etc.
 Aqui damos ênfase a devoção do grupo para com Maria, sob o titulo de mãe da divina providência- Convidando os integrantes a experimentar A beleza do viver da Divina Providência, acreditando que nada acontece por acaso.  Embora a Providência Divina seja um abandono aos cuidados de Deus, não podemos cruzar os braços esperando que tudo provenha do céu. Trabalho é fundamental. O divino não depende do esforço de nossas mãos, mas também por intermédio dele quer agraciar o ser humano com Sua benevolência. Por fim, o anseio de viver segundo a Divina Providência nos aproxima d’Aquele que é o Autor supremo de todas as coisas. O mais bonito disso tudo é que cria um relacionamento de intimidade do Todo-poderoso com o ser humano e realiza verdadeiramente o significado do nome como O conhecemos - Deus provê, Deus proverá, Sua misericórdia não faltará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário